VIAGEM À MOÇAMBIQUE

Maio à agosto 2011

Você gosta de aventuras no mato? Talvez sim, talvez não. Há missionários que vivem verdadeiras "aventuras no mato", mas que não são férias. Faz parte de sua vida, do seu ministério. E muitas vezes passam por momentos muito difíceis. Assim é a vida da missionárias Cecília e de sua equipe.

À convite dela fomos à Espungabeira, uma pequena vila que fica na fronteira de Moçambique com Zimbaue. Com meu colega voluntário Willians, de S.Paulo, formamos uma equipe miaf kids e fomos acompanhar Cecília em seu ministério tanto em Espungabeira, quanto no mato. Visitamos 4 aldeias no mato, realizando treinamento de líderes e programas com crianças.

A cultura do povo "Ndau" nas aldeias é muito diferente comparado com o povo que vive nas cidades. A formação familiar é "Patriarcal", e o sistema "polígamo". Os homens tem pelo menos 3 mulheres.
Numa das aldeias estávamos acampados no arraial entre a segunda e terceira mulher.


As mulheres, quando conversam com os homens, costumam se ajoelhar diante deles. O homem se acha "superior".
Crianças não possuem valor nenhum, a não ser força de trabalho.
As mulheres são também as provedoras da família. Elas trabalham duro na "machamba" (roça), plantando e colhendo, buscando água, cozinhando, cuidando dos filhos.

O Evangelho tem feito alguma diferença no comportamento principalmente de alguns homens. Por esse motivo há tanta urgência em evangelizar esses povos. Eles são animistas e a maioria deles nem ao menos ouviu falar em Jesus. Os missionários tem se embrenhado nas matas adentro para cumprir com sua missão que Deus lhes confiou. Assim como o casal Jinx e Dawn, Sul Africanos que possuem visão no sentido de evangelizar as inúmeras aldeias existentes no mato na província de Manica.

Estes missionários, Cecília, casal Jinx e Dawn vivem em Espungabeira, uma cidadezinha próxima às aldeias. Ali o povo está morrendo. Aproximadamente 80% dos habitantes são HIV positivos. Muitas crianças são vítimas dessa doença. O tratamento é difícil: poucos tem acesso ao mesmo e há tempos que o coquetel acaba.

A Missionária Cecília recebeu de Deus a missão em alcançar a "nova geração". Ela tem se empenhado em ajudar essas crianças doentes, além das que vivem nas aldeias (mato).

 
Nossa missão "miaf kids" tem se preocupado com as "dores" das crianças tanto em Espungabeira quanto nos matos. Queremos estar na retaguarda em oração e agir onde for necessário. Estamos orando principalmente pelas crianças em estágio final de HIV. Este é um apelo para todos os que seguem a Deus e seu filho Jesus Cristo. Oremos por: Monika, Maria, Dorcas, Agostinho, Torai, Kilé, Meri.

BEIRA

Após dois meses no mato, permaneci um mês na Beira, a segunda maior cidade do país. Ali há muito para fazer entre crianças e líderes. Tenho muitos amigos e ali não há tédio.

Viajei para os interiores, Nhamatanda, Nhamitiquiti, visitei o orfanato do Manuel e viajei de trem. Pintei unhas das meninas, festejei aniversário de minha xará DIDI, contei muitas histórias e não posso deixar de mencionar que JIMI e SAMBO foram meus fiéis companheiros de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário