Leão Rusk

INVASORES NA FLORESTA
Ensinando sobre MISSÕES para os menores
Christel Grigull (direitos reservados)

O leãozinho Rusk e o macaco Chibu divertiam-se na floresta, brincando de pega-pega. Chibu subia as árvores e desafiava ao leãozinho segui-lo. Quando chegava até o topo, Chibu pulava para o galho da árvore vizinha, deixando o pequeno leão nervoso.
Não vale – ele dizia – eu não posso pular galhos como os macacos.
De repente pararam de brincar. Com seu ouvido aguçado, Rusk ouviu algo. Pssst! – Ele sussurrou - Escute.
Os dois pararam quietos. Lá longe se ouviu ruídos de passos. De cima da árvore, escondido entre os galhos, os dois avistam um grupo de homens armados. Eram caçadores que planejavam caçar elefantes.
Rusk e Chibu desceram rapidamente a árvore para avisar a floresta do perigo.


Rusk e Chibu correram o que podiam para contar sobre o plano dos caçadores aos outros animais. Os caçadores montaram acampamento para passar a noite. O plano deles era sair no outro dia cedo e andar até o vale onde vivem os elefantes. Lá eles poderiam caçá-los todos de uma vez.
O pai de Rusk era o rei da floresta. Ele convocou seus amigos mais poderosos para uma reunião. Rusk e Chibu o acompanharam para a clareira da floresta, onde eram feitas as reuniões. Muitos bichos vieram assistir. O barulho de sua conversa era grande. Todos estavam apavorados. Então papai leão pediu silêncio.
- Alguém de nós precisa ir até o vale, onde vivem os elefantes, para avisá-los do perigo dos caçadores. Antes que amanheça o outro dia.


A floresta ficou em silêncio. Ninguém mais fez nenhum ruído. Todos se perguntavam: quem dos animais teria coragem de andar pela floresta com os caçadores à espreita?
O rei leão então falou decidido: Eu já escolhi o animal! O silêncio continuou. Um bando de animais curiosos olhavam para ele. Será o meu filho Rusk!
Nesse momento a conversa e o barulho começou novamente. Rusk olhou para seu papai com medo. Eu? Mas sou apenas um filhote – disse ele. Por isso mesmo meu filho. Além de ser rápido, você é pequeno, e  pode passar despercebido. Além do mais, será um grande preparo para você, o futuro rei da selva.  


Rusk sabia que podia contar com a ajuda do papai Leão. Ele sempre estava do seu lado quando precisou. Mas desta vez ele estava com muito medo, pois não conhecia muito bem o caminho para o vale.
- Papai, não conheço este lado da floresta. Como chegarei até lá?
O Elefante que vivia sozinho na floresta veio perto de Rusk e colocou sua trompa ao seu redor:
Eu lhe ensinarei o caminho, Rusk. Por favor, não deixe que meus amigos sejam pegos pelos caçadores. Eu ajudarei.
O elefante então, com sua trompa desenhou o mapa do caminho no chão.
Chibo desceu do seu galho e sussurrou no ouvido do amigo:
Eu arranjarei bastante comida gostosa pra levar no caminho.


Rusk sabia que ele teria que cumprir sua missão. Seu pai não iria mudar de idéia. Por isso decidiu aceitar. Ele amava seu pai e não queria decepcioná-lo. Rusk também ouviu com atenção a explicação do elefante que lhe ensinou o caminho. Ele percebeu a tristeza do elefante e teve muita pena dele e de seus amigos. Rusk desejava que todos eles fossem salvos das armas dos caçadores.
Seu amigo Chibo também lhe deu muita força quando chegou com uma bolsa cheia de carne fresca para levar no caminho. De onde ele arranjara toda essa carne Rusk não sabia, mas sabia que teve muito trabalho. Assim ele teria suprimento para toda a viagem. 
E assim, sem perder mais tempo, Rusk se pos a caminho do vale para sua grande missão.    


Rusk caminhou pela escuridão da floresta seguindo o mapa. Leões enxergam bem no escuro, e isso era uma grande vantagem. Enquanto os caçadores dormiam, ele caminhava.
A caminhada era cansativa, mas Rusk não podia parar. Quando se sentia cansado, lembrava das palavras de despedida de seu pai: Lembre-se filho: se avistar algum perigo, ruja bem alto. Estarei sempre perto de você.
Quando já estava amanhecendo, ele havia caminhado quase 6 horas. Foi então que avistou o vale. Rusk ficou muito alegre e correu o que podia o último pedaço. Não queria mais perder nenhum minuto.


Logo que Rusk chegou ao vale, ficou em pé bem no meio e começou a gritar: Escutem todos! Vocês estão correndo grande perigo! Há caçadores na floresta e estão vindo aqui à procura de elefantes. Eles vão prender e matar vocês. Fujam o quanto antes! Fujam!
Os elefantes estavam confusos. Deveriam acreditar nesse filhote de leão? Será que ele falava a verdade? Alguns elefantes se juntaram e começaram a dar atenção às palavras de Rusk. Eles acreditaram nele e decidiram fugir. Não demorou muito a tropa estava formada. Eles saíram do vale e fugiram para outra direção. Rusk ficou feliz que finalmente eles acreditaram. Mas ainda haviam elefantes pastando tranqüilos. Rusk fez de tudo, mas eles não quiseram sair de sua vidinha tranquila.
Alguns acreditaram nele e fugiram. Mas muitos não acreditaram e permaneceram onde estão.


 

Aplicação:
Missão –e cumprir com uma ordem de Deus: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a todas as nações” (Marcos 16.15)

Qual é esse Evangelho? É a Boa Notícia sobre Jesus: João 3.16: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu único Filho para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.

Quais as formas de fazer isso?
Você pode IR como fez o leão
Você pode ORAR – o papai leão ficou na retaguarda
Você pode AJUDAR – o Mico ajudou DANDO comida.

O que aconteceria se o leão não fosse levar a notícia aos elefantes?

O que acontece com as pessoas se o Evangelho não é pregado? Se ninguém contasse às pessoas que “crer em Jesus leva à salvação” e “não crer em Jesus leva à perdição”?